quinta-feira, 24 de junho de 2010

Observação PRATICA PEDAGÓGICA III

PRÁTICA PEDAGÓGICA III                        



Observação realizada em uma Escola Estadual localizada na Zona Norte de Porto Alegre:
  • Acessibilidade: foram feitas modificações em toda a escola para garantir a locomoção dos portadores de necessidades educacionais especiais; como rampas, adequações nos banheiros, etc. Através destas modificações a acessibilidade foi garantida, na escola as barreiras arquitetônicas ficaram inexistentes pelas adequaçãos realizadas.
  • Flexibilização curricular: há alguma flexibilização curricular, mas, por ser uma escola estadual, trabalha-se com as cartilhas Alfa e Beta. Dentro do possível, com a ajuda da responsável pela sala de recursos, (a escola possui sala de recurso - unica na região - que tem como foco principal a Deficiencia Mental), as professoras conseguem adequar alguns conteúdos para os Portadores de Necessidades Educativas Especiais; como também são feitas avaliações diferenciadas, com a ajuda da psicopedagoga responsável pela sala de recursos; na mesma são trabalhadas as terminalidades específicas.

  • Sala de aula: os alunos se integram bastante com a aluna com NEEs observada, inclusive tentam auxilia-la em suas dificuldades. A aluna só não tem um relacionamento melhor com os colegas devido a uma solicitaçao dos pais para que a filha não participe de toda a aula, portanto, na hora do intervalo a mesma vai para casa.
  • Professora: A professora na sala de aula é bastante interativa com todos os alunos e dispensa, dentro do possível, uma  atenção diferenciada à aluna. Porém, a professora trabalha sozinha em sala -não tem auxiliar e nem professor de educaçao física, é ela mesma quem faz algumas atividades no pátio. Ela acredita que as cartilhas Alfa e Beta não ajudam os portadores de necessidades especiais, pois tratando-se dos alunos ditos normais as cartilhas são um retrocesso na educação, para a inclusão ela é inviável.
  • SOE: A escola não possui responsável pelo SOE, pois a profissional se aposentou, e até então não foi nomeada uma nova profissional para o cargo. Quem faz as tarefas da mesma é a diretora, que a dois anos acumula os cargos, porém, sem possuir experiencia na área, mas tem boa vontade e pesquisa muito; recebe auxilio da responsável pala sala de recursos. As relações são consideradas extremamente interativas pois são feitas reuniões periódicas onde todo o processo educacional é revisado e  adequado (dentro do possível, pois tem que se levar em conta tambem a concepção de ensino da rede) visando suprir as necessidades dos alunos; esta interação só é realizada e o processo educacional revisto graças à sala de recursos que a escola possui com responsável capacitada para o cargo, que gosta do que faz e que se dispõe a ajudar com tudo o que for possível. Os professores são bastante engajados na busca da melhoria do processo educacional e têm opiniões bastante claras sobre o processo e sabem das suas deficiências.  


Observação desenvolvida por Rosiane da Silva Medeiros
Foto (reprodução) http://www.webquestbrasil.org/criador/user_image/thfwgf641326.jpg

         

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