quinta-feira, 24 de junho de 2010

DEFINIÇÃO DE INCLUSÃO X INTEGRAÇÃO

PRÁTICA PEDAGÓGICA III

                                        DIVERSIDADE HUMANA
"Na convivência com os diferentes, poderemos aprender a viver com pessoas que são diferentes de nós. Diferente não é ser melhor nem pior. É apenas ser diferente. E, esta convivência na mais tenra idade, é importantissima, pois fará com que a próxima geração de adultos possa tornar-se mais tolerante para com a diferença." MANTOAN (2005).

Frequentar a escola e receber uma educação adequada são atividdaes vitais para o crescimento intelectual e moral de toda crianca e adolescente.


 Portanto, a educação precisa responder com situações de ensino-aprendizagem diferentes das organizadas usualmente; é importante lembrar que a educação dos alunos com necessidades educativas especiais tem os mesmos objetivos da educação de qualquer cidadão.

"A educação inclusiva tem como principio fundamental, a valorização da diversidade. Quando a educação inclusiva é totalmente abraçada, nós abandonamos a idéia de que as crianças devam tornar-se normais para contribuir para o mundo". KUNC (1992.

Para que a educação inclusiva aconteça é necessário que tenhamos entendimento do que é diversidade humana, e ela só existirá se for boa para as pessoas com e sem deficiência, com e sem problemas sócio-economicos, com e sem disturbios, transtornos ou fragiliddaes.

Mais o que é incusão? É não deixar ninguém de fora do sistema escolar. O sistema escolar terá que se modificar e se preparar para receber os alunos com necessidades educativas especias, respeitando as particularidades de cada um; deve tambem exigir mudanças no relacionamento pessoal e social e na maneira que se efetivam os processos de ensino e de aprendizagem.

Porém, na educação especial, pode tambem ocorrer a integração, que tem uma proposta oposta ao da inclusão. Pois integração na educação significa que o aluno terá que se adaptar ao ambiete escolar, buscando alternativas para integrar-se. Trata-se de uma alternativa em que tudo se mantem, nada se questiona, dependendo assim da adaptação do aluno ás opções do sistema escolar.

Portanto, falar de inclusão é um desafio. A história nos mostra que ela é bem recente, pois foi o preconceito que fez com que ela demorase tanto para acontecer. Ainda faz-se necessário que um grande caminho seja percorrido e muitos paradgimas sejam modificados para que a inclusão seja realmente efetivada no Brasil.


REFERÊNCIAS

MONTOAM, Maria Tereza Egler e Colaboradores. Integração de Pessoas com Deficiência. Editora Mennon. Edições cientificas, ltda, 2005.

(Foto) Reprodução http://www.outrasfronteiras.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/09/viva-a-diversidade05.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário