quinta-feira, 24 de junho de 2010

observação EDUCAÇÃO E CORPOREIDADE

EDUCAÇÃO E CORPOREIDADE


                         ENTREVISTA E OBSERVAÇÃO


Realizada em uma escola estadual, localizada na Zona Norte de Porto Alegre.
  • A escola atende cerca de 2000 mil alunos; a observação foi realizada em uma sala do 2º ano do ensino fundamental; a turma observada possui um total de 25 alunos, sendo 2 com Necessidades Educativas Especiais; e a escola possui um total de 15 alunos PNEEs, sendo 14 com Deficiência Mental e 1 com Baixa Visão. No dia da observação estava presente na turma uma aluna com NEE, que possui os CIDs F 71: retardo mental moderado e G 80: paralisia cerebral; a aluna tem 7 anos. A turma tem somente uma professora, inclusive para Educação Física, e a escola possui uma adequada acessibiblidade física.
  • Por tratar-se de uma escola estadual, tem funcionamento de acordo com indicações do estado: possui estrutura física de fácil acesso, não tendo andares; é bastante organizada em todos os sentidos.
  • Todos os alunos foram matriculados normalmente; na entrevista com a diretora a mesma declarou que os alunos com NEE foram laudados somente depois do ingresso na escola, atraves de investigaçãoes dos professores responsáveis e encaminhamento para profissionais habilitados, constatou-se que as crianças possuiam realmente Necessidades Educativas Especiais, porém, a diretora afirmou que não existe na escola nenhuma dificuldade na matrícula dos alunos com NEE.
  • É desenvolvido juntamente com a psicopedagoga um currículo que contenha as adequeções necessárias e tambem que trabalhe com as cartilhas Alfa e Beta. O suporte tecnico-pedagógico é oferecido em todas as reuniões, e também quado as professoras necessitam de auxílio a psicopedagoga presta assistencia.
  • A escola possui sala de recursos - unica na região - que atende deficincia mental, porém a aluna observada está atualmente frequentando ûma sala de recurso em outra escola, por opção dos pais.
  • O planejamento das aulas é feito em reuniões periódicas juntamente com a psicopedagoga que é responsavel pala sala de recursos, a professora da sala observada utiliza varios recursos em aula desde uma maneira criativa de distribuição das classes no qual todos os alunos se veem, como outros recursos como livros, caratazes, etc. Mesmo tendo as cartilhas, com as quais não concorda, a professora tenta dinamizar suas aulas atilizando muita criatividade visando o estimulo de seus alunos. Os recursos são os mesmos para todos os alunos, porém é fornecido um acompanhamento mais efetivo com os PNEEs, com uma centralização de explicação. Todo o processo de avaliação é feito com a ajuda efetiva da psicopedagoga.

          Observação em sala de aula
  • O perfil sócio-economico dos alunos, segundo a professora, é muito bom; ela justifica sua afirmação falando que em todos os passeios sugeridos, a maioria dos pais paga a quantia necessaria para que seu filho participe, não importando o valor.
  • A professora organiza a sala em círculo e os alunos escolhem seus lugaresm com exceção da aluna com NEE, que senta-se mais próxima à professora com a intenção de que receba um auxilio mais efetivo da professora.
  • A professora demonstrou grande amor pela docência; pontualidade com postura firme, porém, atenciosa com a turma, procurando solucionar de maneira pacificadora os problemas da turma, conseguindo assim o respeito e afeto de todos os alunos; possui um tom de voz que demostra muita calma, conseguindo tambem harmonizar a turma. Sua grande reclamação é a cartilha alfa e beta, que segundo ela, impede-a de utilizar uma dinâmica mais interativa em aula; as avaliações são feitas em reuniões com a psicopedagoga e a  diretora juntamente com a professora titular da turma.
      Histórico da Prática de Atividade Física


  •  Existe na turma observada somente uma professora, não tem professor de educação física, é a mesma professora para todas as disciplinas, inclusive educação física.
  • Por escolha dos pais da aluna com NEEs, ela frequenta somente meio período de aula, não participando assim das atividades realizadas no patio (a professora faz atividades recreativas, jogos cooperativos, etc,), dificultando assim a criação de um vínculo afetivo com a aluna, porém quando consegue fazer alguma atividade com a aluna seu foco é este. Dentro de suas habilidades a atuação da professora foi bastante motivadora para com os alunos, não observei nenhum aluno reclamando de dor ou desconforto, somente na aula de educação fisica observada faltava a aluna PNEEs. Mesmo com todas as dificuldades a professora da turma realiza um trabalho bastante diferenciado com seus alunos, buscando sempre o crescimento de todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário