sexta-feira, 25 de junho de 2010

EDUCAÇÃO E SAÚDE
ENTREVISTA POSTO DE SAÚDE
Realizada no dia 25/05/2010, Porto Alegre - RS

INFORMAÇÕES GERAIS

Trata-se de um Posto de Saúde da Família (PSF), localizado na Zona Norte de Porto Alegre. Atende moradores de baixa renda. As habitações em volta são populares e os terrenos não possuem documentação. O posto atende a todos os moradores da vila e alguns moradores do bairro ao lado, porem estes moradores em sua maioria não querem entrar na vila, por isto se recusam a fazer cadastramento; mas o número de pessoas atendidas pelo posto é em torno de 4000 mil. O posto possui um médico, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, quatro agentes de saúde e um serviço geral.
Há algum tempo o posto passa por uma grande dificuldade: que é a troca constante de médicos, pois os mesmo não ficam por muito tempo, dificultando assim a adaptação e impossibilitando um trabalho continuado. Algumas causas destas trocas constantes de profissionais de saúde vão desde salários baixos à sobrecarga de trabalho e até mesmo à impaciência dos moradores. Quem nos concedeu entrevista foi à enfermeira do posto, que é a responsável pelo mesmo.

PEREGUNTAS FEITAS À ENFERMEIRA:

1-Qual o conceito de saúde coletiva?


R-A saúde coletiva estabelece tratamentos para toda a população, mas não somente para as doenças existentes, mas também para aquelas que podem ser desenvolvidas, o posto trabalha principalmente com a prevenção das doenças.

2-Quais os programas desenvolvidos pelo posto de saúde? E como funcionam os programas nesta comunidade?
R-Os programas desenvolvidos são: Grupo de Gestantes (no momento o posto não está conseguindo uma participação efetiva das gestantes), Puericultura e o Prá-nene que é feito mensalmente; grupo de Hipertensos e Diabéticos que é feito mensalmente; Pré-natal que no inicio da gravidez é feito mensalmente e ao final é semanalmente; coleta de CP que é feito semanalmente e o agendamento para o pré-escolar acompanhamento que é feito a cada trimestre. E também as consultas diárias, as visitas domiciliares semanais que ocorre todas as quintas-feiras, e o agendamento de consultas que é mensal.

3-O posto desenvolve algum projeto, visando à melhora da qualidade de vida da comunidade? Quais?
R- Temos o grupo fênix que desenvolve atividades de artesanato e também o grupo de caminhadas, porém este grupo está parado no momento devido à existência de muito barro na vila (na vila não existe calçamento, as ruas são de terra batida).

4-Como são desenvolvidos os projetos que visam à qualidade de vida da comunidade?
R-O Grupo Fênix è composto por uma terapeuta ocupacional e pelos moradores da vila: uma vez por semana é feita uma oficina que tem segmento nas próximas duas semanas, após três semanas a oficina é trocada, quem ministra estas oficinas são os próprios moradores. Atualmente a oficina é de enfeites de chinelos. No inicio estas oficinas eram somente para a saúde mental, mas, com o tempo, ela foi aberta a toda a população; porem é pedido dedicação e participação efetiva.

5-Quais as atividades educativas que o posto realiza junto á comunidade? Há participação efetiva da comunidade? Porque não? 
R- O posto tem vários projetos, porém não conseguimos dar andamento devido a troca constante de medico, e também com as campanhas de vacinação, recebemos a notificação da gerencia que o posto deve parar tudo e priorizar as vacinas, sabemos que é impossível deixar a comunidade sem atendimento médico, então fazemos o melhor dentro das nossas possibilidades.

6-A comunidade participa exercendo seus direitos e deveres nas decisões tomadas no posto?
R-Desde que se iniciou a troca constante de medico não conseguimos formar o conselho local (a vila não tem conselho local, pois a Associação da vila não tem interesse em formar o mesmo, o conselho local é paritário, se tem dois moradores da comunidade deve ter dois representantes do posto).

7-O programa de saúde da escola que vem sendo implantado pelo ministério da saúde contribuiu de que forma para a promoção da saúde na escola? Há projetos entre o posto e a escola?
R-Penso que ainda ira trazer muitas contribuições para a promoção de saúde; possuímos projetos com uma escola do bairro vizinho. No momento estamos desenvolvendo projetos sobre a drogadição e os métodos anticonceptivos.

8-O posto está conseguindo dar continuidade aos projetos desenvolvidos com as escolas da região? Existe alguma dificuldade? Quais?
R-Não possuímos escolas na nossa região, temos somente a creche ao lado, mas conseguimos iniciar projetos em uma Escola (o nome não será citado para garantir a discrição do PSF) de Porto Alegre, onde estudam muitos moradores da comunidade. Porem não se consegue dar andamento efetivo nos projetos devido à troca de médico e às campanhas de vacinação – que são interrupções constantes que acabam prejudicando o andamento dos projetos.

9-Quais os benefícios que o projeto saúde da escola pode trazer para a comunidade?
R-Os benefícios do projeto são inúmeros. É a melhor oportunidade de conversar com os alunos de todas as idades dentro do seu ambiente, da sua roda social; existe muito mais interação e participação dos alunos e as duvidas são sanadas de maneira igual pois todos falam a mesma língua e a comunicação chega ate todos de forma homogênea, tem tudo para dar excelentes resultados.


10-Quais os saberes populares que o posto utiliza? Existe algum diálogo com a comunidade a respeito destes saberes?
R- Sabemos que os saberes populares são muitos, porém, dentro da saúde tem que haver comprovação cientifica, existe inclusive um livro no site da Secretaria da Saúde (Anvisa, Fitoterápicos), mas os médicos são muitos científicos. Eu utilizo alguns saberes populares, mas somente aqueles que eu tenho comprovação, como exemplo, o gargarejo com salmoura para a dor de garganta e o chá de marcela.

11-Como é a agenda com a odontologia? Existe um acompanhamento efetivo com os pacientes que precisam deste profissional?
R-A agenda com o dentista é muito demorada, na maioria dos casos quando conseguimos a consulta o paciente já se esqueceu da solicitação ou resolveu de outra maneira ou ate já se mudou da comunidade; é bastante difícil o acompanhamento e solução dos casos, devido ao descaso desta necessidade da população.

12-As ações desenvolvidas com a comunidade geram os resultados esperados? Quais os sentimentos dos profissionais do posto em relação a estes resultados?
R-Existe muita frustração quando as nossas ações não geram os resultados esperados, como por exemplo, quando um paciente vem todo o dia ao posto solicitar consulta, mas na triagem ao ser perguntado se ele fez o tratamento dado no dia anterior ele responde que não. Mas ficamos muito satisfeitos quando observamos que nossas intervenções geram os resultados esperados, e o paciente fez o tratamento solicitado e retorna ao posto bem; quando uma mãe amamenta seu filho até os seis meses de idade porque aprendeu no posto que o leite materno é o melhor alimento para seu filho, aqui nesta unidade o retorno de boas intervenções é de metade da comunidade.



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