sexta-feira, 25 de junho de 2010

EDUCAÇÃO E CORPOREIDADE

PLANO DE AULA - Superdotados

4o ano

I OBJETIVO
1.1Geral: desenvolver nos alunos o raciocínio lógico.

1.2Específicos:
  • Resolver problemas lógicos, como quebra-cabeças, caça-palavras, etc; de forma a aguçar a inteligência dos alunos.
  • Estimular a coletividade e a cooperação.
  • Promover a corporeidade dos alunos.



II RECURSOS
  • Caça palavras,
  • Jogos dos sete erros,
  • Quebra-cabeças,
  • Mesas,
  • Bolas,
  • Figuras,
  • Cones,
  • Bolas,
  • Corda de pular.

III ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA DO TEMPO DE AULA: 45min

3.1Porte Inicial: 10min

3.1.1Rodinha Social: combinações gerais, apresentação da atividade, comportamento esperado da turma e motivação

3.1.2Aquecimento – Rio Vermelho (igual à Muralha da China) 5min

3.2Parte Principal: 20min

3.2.1Atividade 1: Jogo “Junto e Misturado” – os participantes serão divididos em 2 grupos. O espaço será dividido em quatro estações, onde será colocada uma atividade diferente em cada estação. Os participantes dos grupos farão uma atividade por vez, sendo que todos passarão por todos os estágios do jogo. Ao ir de uma estação para outra, os participantes enfrentarão um requisito corporal diferente. Cada participante deverá esperar que o outro conclua e saia da estação antes que ele possa avançar para a próxima estação.
·         Largada – desviar dos cones quicando uma bola até chegar a Estação 1.
·         Estação 1 – Procurando Wally: cada participante por vez terá que encontrar algum objeto escondido dentro da figura, quando encontrar deverá ir para a Estação 2 pulando corda.
·         Estação 2 – Caça-palavras: cada participante por vez terá que encontrar 3 palavras, quando encontrar deverá ir para a Estação 3 caminhando agachado.
·         Estação 3 – Jogo dos “3” Erros: cada participante por vez terá que encontrar 3 erros e depois ir para a Estação 4 caminhando com uma bola entre as pernas.
·         Estação 4 – Quebra-cabeças: os participantes deverão esperar até que todos do mesmo grupo tenham chegado à Estação 4 para que possam iniciar juntos a montagem do quebra-cabeças. O grupo que montar primeiro o quebra-cabeças será o vencedor.

 

3.2.2Atividade 2: Salada de Frutas – organizar o grupo em círculo, sendo que cada participante terá que ficar em uma base previamente demarcada por bambolês, serão distribuído números de 1 a 4 sucessivamente, os números 1 serão maçãs, os números 2 serão bananas, os números 3 serão laranjas e os números 4 serão morangos. Após a distribuição das frutas um participante ficará no centro do círculo, ele deve dizer uma fruta, por exemplo, bananas, então somente as bananas trocarão de lugar e o participante que está no centro tentará pegar o lugar de uma das “bananas”. Quem ficar sem lugar será o próximo a ir para o centro e escolher as frutas. Também poderá ser dito “Salada de Frutas”, então todas as “frutas” deverão mudar de lugar.

 

3.2.3Atividade 3:  Lançamento de Bolinhas – organizar os participantes em circulo com os lugares demarcados, sendo que um deve permanecer no centro do circulo com um cesto. Os participantes terão bolinhas que terão que encestar sendo que o participante que está no centro irá tentar impedir que os outros encham o cesto.


3.3 Parte final 15min

3.3.1Atividade para voltar à calma – alongamento com música em duplas.

3.3.2Rodinha Social: questões relativas ao comportamento e grau de satisfação das atividades realizadas por parte da turma.

TIPOS DE COMPETÊNCIAS
PROCEDIMENTAIS: saber fazer
·         Cooperar através de trabalhos em grupo;
·         Resolver problemas lógicos;
·         Estimular a corporeidade;
CONCEITUAIS: saber conhecer
·         Reconhecer e descobrir as palavras e formas nos jogos;
ATITUDINAIS: saber ser ou relacionar-se
·         Discutir em grupo as atividades realizadas;
·         Trabalhar em conjunto para resolver as questões;
·         Desenvolver o respeito e a coletividade.


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