PROJETO
I.Titulo: Brincando com os Dentes
II.Escola: Instituição de Educação Infantil Mãezinha do Céu
2.1Turmas envolvidas: Jardim A
III.Período de duração: seis dias – uma hora por dia.
IV.Justificativa:
A escola é um ambiente bastante propício à elaboração de projetos de saúde por abranger crianças de faixas etárias que têm uma facilidade para aprender medidas educativas e preventivas.
Evidências apontam que a cárie dentária vem reduzindo quando se conseguem articular os agentes sócias do país. É preciso que haja uma união de todos os participantes da conjuntura social das crianças
De acordo com Paulo Freire, é necessário que o sujeito participe ativamente com o meio, transformando-o. Portanto, através deste projeto, iremos garantir a participação efetiva de todos os sujeitos envolvidos, para que tenham uma aprendizagem eficaz e duradoura.
V.Objetivos
5.1Geral: Promover a saúde bucal com crianças e famílias para que desenvolvam o cuidado de si prevenindo doenças e socializando conhecimentos.
5.1Específico:
· Aprender como fazer uma higiene bucal adequada.
· Conhecer os males acarretados por uma higiene bucal inadequada.
VI. Metodologia:
· Contação através de histórias o que acontece com os dentes durante o crescimento e também por conta de uma higiene bucal inadequada
· Participação de profissionais (odontólogos) que revisarão a dentição dos alunos na sala de aula, além de conversar com as crianças sobre os cuidados com a boca.
· Apresentação de teatro
· Realização prática da escovação
· Elaboração de cartazes com os alunos para que eles possam apresentar o que aprenderam em outras turmas.
VII. Recursos:
· Papelão;
· Tinta;
· Isopor;
· Cartazes;
· Tesouras;
· Cola;
· Giz de cera;
· Caneta hidrocor;
VIII. Avaliação: Iremos avaliar durante toda a duração do projeto e, em especial, quando os alunos estiverem apresentando os cartazes de suas aprendizagens para a outra turma.
IX. Cronograma:
· Primeiro dia: iremos contar aos alunos através de histórias que criamos como os dentes se transformam durante o crescimento. Mostraremos também, o que ocorre com os dentes quando não cuidamos deles.
· Segundo dia: traremos um dentista indicado pelo Posto de Saúde da Família da comunidade, que fará uma avaliação profissional de todas as dentições dos alunos do Jardim A, ele também encaminhará para o Posto de Saúde os alunos que necessitem de um tratamento dentário.
· Terceiro dia: elaboraremos um teatro em que os personagens são: o “dente”, a “escova” e a “pasta de dente”. Contaremos o porquê e como deve ser feita a escovação correta dos dentes.
· Quarto dia: utilizaremos fantoches e uma escova grande em que as crianças brincarão de como fazer uma escovação adequada, e após receberão os kits dentários disponibilizados pelo Posto de Saúde, e com a nossa intervenção, irão praticar uma higienização bucal adequada.
· Quinto dia: os alunos irão elaborar cartazes com figuras, desenhos, etc, contando o que aprenderam. Depois, irão à turma do Maternal A e farão uma apresentação expositiva-dialogada.
· Sexto e último dia: o profissional odontológico do posto fará uma palestra com os pais e responsáveis.
X. Referências:
FRAZÃO, Paulo. Promoção da Saúde Bucal em Escolas, disponível em www.fo.usp.br/departamentos/social/saude_coletiva/DPromo.pdf, acessado em 24.05.2010
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler, Editora Cortez, 1999
Nenhum comentário:
Postar um comentário