sexta-feira, 25 de junho de 2010

NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS



O QUE É SUPERDOTADO?


Entende-se por superdotado ou altas habilidades pessoas com padrões de desenvolvimento superior quando comparadas a grupos de igual faixa etária e contexto social. Em conjunto com esse desempenho, em geral, apresentam algumas características especialmente definidas e observáveis, que podem ser notadas e acompanhadas em várias faixas etárias.
Estudos estatísticos indicam que aproximadamente 3 a 5% (1998) da população apresentam potencial acima da média estimada, em diferentes contextos sociais.
Geralmente alunos com altas habilidades apresentem um comportamento caracterizado pela curiosidade, fluência de idéias, desempenho superior em uma ou mais áreas, grande motivação pela aprendizagem, facilidade para abstração, percepção, relacionada com um tema específico a um contexto amplo, estilos particulares para a aprendizagem e uma busca constante para atingir alvos e metas mais distantes (BRASIL, 2001).

Conforme RENZULLI (1994, 2004), o comportamento do aluno com altas habilidades consiste na interação entre três grupamentos básicos dos traços humanos, ou três anéis:
 
  • A capacidade acima da média envolve habilidades gerais que consistem na capacidade de processar informações, de integrar experiências que resultem em respostas apropriadas e adaptados a novas situações, bem como habilidades especificas que consistem na capacidade de adquirir conhecimento e habilidades para atuar em uma ou mais atividades de uma área especifica;
  • O envolvimento com a tarefa refere-se à motivação ou uma energia canalizada para uma tarefa em particular ou uma área específica, assim como perseverança, persistência, dedicação e autoconfiança.
  • A criatividade envolve fluência, flexibilidade e originalidade de pensamento, abertura e novas experiências, curiosidade, sensibilidade e coragem para correr riscos.
            È importante ressaltar que os três fatores não precisam estar interagindo ao mesmo tempo e nem na mesma intensidade, mas é necessário que interajam em alguma maneira para que possam resultar em um alto nível de produtividade.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário