sexta-feira, 25 de junho de 2010

NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

COMO IDENTIFICAR UM SUPERDOTADO


A definição “superdotação” não tem um critério preciso para sua identificação. O teste de QI é provavelmente o meio mais utilizado para identificar um superdotado. Porém não deve ser o único meio utilizado, pois se trata de um aparelho de medição objetiva, e a inteligência é subjetiva, portanto não podendo ser medida.
            Segundo SABATELLA (2008), a superdotação é demonstrada por um conjunto de habilidades e comportamentos que são desenvolvidos de forma individual e muito heterogênea. Portanto, não existe uma linha mágica que possa delimitar onde começa a superdotação, pois os superdotados são enigmas, tendo mais diferenças do que similaridades. 
            É imprescindível a identificação eficaz dos superdotados para que as ações pedagógicas sejam realizadas de modo a suprir satisfatoriamente às necessidades educativas deste grupo.
            Portanto, não existe um esquema para identificar um superdotado. Mas devemos levar em conta algumas características, a superdotação nunca é absoluta, mas relativa.
Não é uma característica única, possui características individuais em uma área especifica. Pode não ser idêntica ao rendimento em outra área. Por exemplo, um aluno superdotado pode ser brilhante em alguma determinada área acadêmica, ao mesmo tempo em que pode ser um fracasso em outra área acadêmica. Mas os superdotados possuem características dominantes.


CARACTERISTICAS DOMINANTES DO SUPERDOTADO


·         Adquire e retêm informações rapidamente;
·         Possui atitude inquiridora com número ilimitado de perguntas;
·         Buscam importância e significado das coisas;
·         Têm motivação intrínseca;
·         Variedade de interesses;
·         Curiosidade intelectual;
·         Apresentam capacidade incomum de resolver problemas, processar conceitos, abstrair e sintetizar;
·         Procura entender as relações de causa e efeito;
·         Enfatiza uma verdade;
·         Têm preocupações humanitárias;
·         Mostram precocemente elevados padrões de julgamento moral – apresentam sensibilidade às injustiças pessoais e sociais – desde muito cedo amam a verdade, igualdade e sinceridade;
·         Buscam organizar as coisas e as pessoas;
·         Têm vocabulário avançado usado apropriadamente e riqueza de informações;
·         Possuem grandes expectativas para si e para os outros;
·         São criativos e inventivos – gostam de explorar novas formas para fazer as coisas;
·         Apresentam capacidade intensa de concentração: grande atenção e persistência em áreas de seu interesse;
·         Têm empatia com os outros, desejo de aprovação e aceitação de seu meio;
·         Possuem alto nível de energia – vivacidade e grande velocidade no processo de pensamento;
·         São independentes, preferem tarefas individuais; são confiantes em si mesmos;
·         Mostram amplitude de interesses e habilidades; são versáteis;
·         Têm senso de humor incomum e sofisticado (podendo ser gentil ou hostil).


POSSÍVEIS PROBLEMAS NA INCOMPREENSÃO DE SUPERDOTADOS


Os superdotados possuem características que se não identificadas e aproveitadas no âmbito social e educacional podem resultar em problemas de comportamento. Alguns possíveis problemas que poderão surgir no comportamento de pessoas superdotadas:
·         São impacientes com os demais e aborrecem-se com atividades rotineiras;
·         Têm dificuldade em aceitar as tarefas do grupo e são resistentes a orientações;
·         Ressentem-se por serem interrompidos e questionam os procedimentos do professor;
·         Não gostam de tópicos obscuros, de situações sem explicação, de idéias ilógicas, tradições e sentimentos.
·         Intolerância com a falta de entendimento dos colegas; espera que os outros possuam valores similares, podendo causar rejeição e isolamento;
·         Constroem regras complicadas, são frequentemente vistos como mandões.
  • Podem usar palavras para manipular e para evitar situações; aborrecem-se com a escola e com colegas de mesma idade;
  • Intolerantes, perfeccionistas; podem ficar deprimidos;
  • Negligenciam obrigações e pessoas durante o período em que enfocam o que gostam; resistem a interrupções; são insubordinados;
  • São suscetíveis a criticas ou rejeição; podem sentir-se diferentes, alienados (suicídios podem ocorrer por intensa depressão);
  • Frustração com inatividade, ausência de progresso; necessidade de estímulo continuo; podem ser vistos como hiperativos;
  • Podem parecer dispersivos, desorganizados; frustrados por falta de tempo, têm expectativa de constante competência;
  • Enfrentam grande sofrimento e frustrações.
  • Os colegas podem não entender seu humor; prejuízo nas relações interpessoais.


SUPERDOTADOS COM OUTRAS DEFICIÊNCIAS


Muitas vezes a superdotação vem em conjunto com alguma outra deficiência; fato este que se evidencia quando pensamos em nomes como Stephen Hawking, Ludwig van Beethoven, Tomas Edison, Stevie Wonder e outros. Todas estas são pessoas com deficiências e que apresentam alguma característica inerente aos superdotados que lhes trouxe muito talento e contribuições em seus respectivos campos.   
Muitos alunos com deficiência física não são incluídos na educação para superdotados; estes alunos freqüentemente possuem habilidades que permitem a compensação das suas deficiências (DOLE, 2000). Alunos com deficiências necessitam ser encorajados a aceitar suas virtudes e fraquezas e a desenvolver um bom auto-conceito e ter orgulho de suas conquistas.
            Enfocaremos alunos superdotados com Síndrome de Asperger e com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TADH):
  • Com Síndrome de Asperger: Apresentam sentimentos inapropriados, baixa tolerância, à mudança, falta de ritmo ou intervalo na fala, inabilidade de compreender brincadeiras que exigem reciprocidade social, mas muitos destes indivíduos podem alcançar posições eminentes – pois suas habilidades compensam seu comportamento incomum – exibindo uma força intelectual extraordinária e determinação tenaz.
  • Com TADH: têm características marcantes, pois têm tendência a serem desorganizados, distraídos e impulsivos; correm o risco de não atingirem satisfatoriamente os objetivos das avaliações – sendo assim reprovados. Pouco se sabe sobre sua capacidade de liderança, de criatividade, de habilidades artísticas e musicais, porque os educadores e pesquisadores enfocam suas características negativas, as quais resultam em baixa auto-estima. As práticas para superdotados com TDAH devem enfocar o desenvolvimento das capacidades e das habilidades únicas destes alunos.

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