quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

REFLEXÃO DE DIDÁTICA E MEDIAÇÃO

INTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNO

Para que a interação professor aluno aconteça nos espaços escolares faz-se necessário que seja uma aprendizagem significativa e construtivista. Trata-se de um assunto que vem sendo discutido por muitos professores (as) e doutores (as) da educação. Esta visão de educação transformadora remete refletirmos o novo papel deste professor em sala de aula que não é simplesmente repassar seus saberes, como se os educandos fossem uma tábua rasa (como aborda o behavirismo ) não percebendo os conhecimentos já construidos pelos educandos não havendo assim questionamentos sendo uma educação diretiva. A educação transformadora concebe este educando ativo com suas idéias e que deve desenvolver conceitos e saiba resolver seus problemas de maneira autônoma e que através da sua atividade mental construa seus próprios conhecimentos.
Não sendo uma relação unilateral ,onde o professor transmite conteúdosidéias prontas abordando assuntos pré -determinados a um educando passivo que os memorize .
O enfoque crítico reprodutivista enfatiza o aspecto palítico com detrenimento da técnica denunciando o caráter reprodutor da escola. A escola e vista como reprodutora porque fornece as diferentes classes e grupos sociais formas de conhecimentos ,habilidades e cultura que não somente legitíma a cultura dominante ,mas também direcionam os alunos para postos diferenciados na força do trabalho(Girox, 1988).
Para que aconteça está interação de forma eficaz o professor deverá adotar uma postura humanista onde as vivências ,crenças ,valores e cultura dos educandos sejam instrumentos para a didática afetando positivamente a vida do educando havendo nessa relação diálogo onde ambos discutam permitindo que o educando opere mentamente sobre o objeto e as situações que se encontrarem ao longo de suas vidas sendo críticos, questiónadores ,refletindo não aceitando tudo o que vêem e agindo da mesma forma que o outro sem crítica.
Algo que é importante de ressaltarmos é a postura de autoridade e não autoritarismo esteja tranparente nessa relação . Que o educando veja o professor como orientador e incentivador no ensino aprendizagem e não como um professor que impõem aos educando o que quer ouvir de resposta mas fazendo o educando incorporar a autoridade do professor como aliada no processo da aprendizagem que estimula ,incentiva, orienta, reforça acertos, mostra falhas e ajuda a corrigi-las de maneira constritiva e continuada. É com essa autoridade que o professor mostrará caminhos e perspectivas aos educandos para desenvolverem suas potencialidades de forma harmoniosa havendo participação mútua entre o grupo e o professor. O Professor Olivier Reboul expressa: " O verdadeiro educador compreende que a autoridad por ele exercida não é a sua mostra ,por toda a sua conduta ,que não é detentor da autoridade sobre ,mas o testemunho. Essa autoridade é da humanidade sobre todos os homens ,da razão , da ciência, da arte, da cosciência, o papel do educador não confisca-la mas atesta-lá, se lhes corrige as faltas (dos alunos), admite ser tamb´m corrigido , se exige que dêem razão de seus atos ,admite quelhe peçam a razão dos seus. Não está acima deles ,está com eles".
A disciplina é outro elemento fundamental na interação ensino aprendizagem dos educandos é ela que medírá as discissões do grupo frente as questões a serem tratadas havendo respeito e sabendo agir de forma inteligente perante o diferente construindo autonomia dos educandos.
A Professora Terezinha Fram afirma: " Que a disciplina é a formação interior de comportamento inteligente que sabe se dirigir ,que sabe definir os seus objetivos e que sabe encontrar os melhores meios para atingir esses objetivos".
Acreditamos que para haver uma aprendizagem efetiva e preciso que o professor trilhe caminhos definidos e auto -atividade reflexiva do educando fazendo que interess-se no que querem aprender motivando e mediando dessa forma o grupo.
Para incentivar os educandos a aprender é preciso que o professor utilize recursos ou procedimentos a partir da singularidade de cada educando não ensinando todos da mesma forma sim mostrando diferentes maneiras de aprender o mesmo conteúdo ou tendo visões diferenciadas sobre determinado assunto. Para o professor Luis Alves de Mattos "a incentivação na aprendizagem não é aapenas um passo prelimiar do ciclo docente ,mas uma constante que deve permear todo o processamento dos trabalhos escolares ,através de todo o ano."
Concluímos que para haver uma interação na relação professor aluno tem que existir comprometimento integral do professor causando afetamento positivo nos educandos onde o papel passa de simplesmente ensinar uma disciplina e sim construir cidadãos reflexivos , críticos e argumentativos.




Cazaux Haydt, Regina Célia
Curso de Didática Geral Cap 3:
Interação professor -aluno
Editora :Ótica 7ª edição
6ª impressão

Nenhum comentário:

Postar um comentário