quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CURICULO E CULTURA

ENSINO POR CICLOS



A escola tradicional tem uma estrutura baseada em níveis de conhecimento, ignorando o desenvovimento das crianças e dos adolescentes.

Assim na tentativa de construir uma estrutura de organização escolar que dialogue e respeite as necessidades de desenvolvimento e aprendizagem das crianças e adolescentes em cada fase do seu desenvolvimento bio-psiquico e social, é necessário que as práticas pedagogicas dêem respostas de acordo com as necessidades especificas do sujeito na fase em que está vivendo ( infância, pré-adolescência e adolescência ).

Devido a estas necessidades verificou-se que a educação precisa de uma metodologia significativa, na qual respeite o ritmo de construção do conhecimento de cada sujeito, nesta perspectiva surge o esino por ciclos, com uma visão diferenciada do ensino, do qual o sujeito interage com o meio e através desta interação constrói o conhecimento e a realidade a partir da concepçaõ interdisciplinar com uma prática pedagógica flexível, voltada para o sucesso da criança e adolescente nas suas aprendizagens, Fernandes (2009). A organização da escolaridade por ciclos tem o pressuposto de que os percursos traçados por cada estudante possam ser mais individualizados, conhecendo a singularidade do sujeito.

Por sua vez o ensino seriado tem todos os conteúdos pré-determinados e pressupõe que os sujeitos aprendem tudo ao mesmo tempo e em forma de disciplinas fragmentadas não respeitando o ritmo em que que cada sujeito constrói o conhecimento.

A avaliação é representada por notas medindo o quanto o sujeito assimilou os conteúdos não vendo a construção do conhecimento como processo gradativo.

Para superar a concepção que embasa o ensino seriado faz necessário que a formação de professores tenha como referência as concepções de construção do conhecimento da aprendizagem conforme os teóricos Vygoski, Piaget e Wallon dando ênfase principalmente que alfabetizar não é somente decodificar a leitura e escrita, conhecer não é repetir conteúdos.Nesta concepção avaliar é construir o desenvolvimento integral da criança.

Formando professores com estas concepções pode-se construir uma escola de qualidade formadora de cidadãos(as), reflexivos(as) e com capacidade crítica sobre as sua condição de existência na sociedade em que vive.



FERNANDES, Claudia

Escolaridade em ciclos- Rio de Janeiro

Editora WAK, 2009.

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