segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

HISTORIA SOCIAL DA CRIANÇA NO BRASIL


HISTORIA SOCIAL DA CRIANÇA NO BRASIL
CRIANÇAS DA ELITE
Quanto mais alta fosse a classe social, mais distantes estas crianças ficavam de seus pais. A amamentação era considerada tarefa exaustiva, por isto eram contratadas amas-de-leite. Eram cuidadas por professoras particulares, aias, amas, babás, criadas, etc. Estas crianças eram programadas para manter a exclusão social, ao chegar a certa idade eram afastadas de mucamas e amigos de infância filhos de escravos e enviados para estudar fora.
INDIOS
Crianças indias eram chamadas de curumins, desde cedo, ajudavam os pais no plantio, na colheita, na caça e pesca. tinham papel especifico nas aldeias. Quando completavam quetro ou cinco anos aprendiam a caçar, a andar pela floresta, a pescar e a fazer seus próprios brinquedos.
FILHOS DE ESCRAVOS
Apartir dos sete anos, as crianças filhos da escravos podiam ser separadas dos pais, e ser vendidas para trabalhar para outras familias. os nobres compravam os escravos crianças para proporcionar distraçãopara os filhos, companheoros nas brincadeiras, maus tratos eram frequêtes.
TRISTES TRÓPICOS:A INFÂNCIA BRASILEIRA O CONTEXTO COLONIAL
A criança era a base piramidal do processo de exploração da força do trabalho, nos grumentes (pequenos marinheiros) e pagens, recrutados a força em Portugal, alimentados com sobras e destinados a aplacar, via violações e extruplos, o furor sexual de uma população de degredados rumo aos trópicos.
QUAIQUER SEMELHANÇA COM A NOSSA REALIDADE ATUAL NÃO É MERA COINCIDÊNCIA.

FONTE DA PESQUISA
WIKPEDIA.ORG/HISTÓRIA DAS CRIANÇAS NO BRASIL

2 comentários:

  1. Elisângela e Rosiane,
    Boa análise de conjuntura através da síntese antropológica de Tristes Trópicos.
    Belo trabalho,
    Professora Simone

    ResponderExcluir
  2. Oi gurias...
    fica a mesma sugestão da apresentação presencial...
    A de não usarem fontes como wikipédia.
    O blog está ótimo, vou continuar navegando, em breve novos comentários.
    ;-)

    ResponderExcluir