tag:blogger.com,1999:blog-87297632720855882262024-03-13T12:02:28.673-03:00Vivendo a PedagogiaCENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO SUL, do IPA
CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURACeleste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.comBlogger22125tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-22733935710799864562010-06-25T17:26:00.001-03:002010-06-28T17:45:47.649-03:00NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
PRÁTICA NA SALA DE AULA COM SUPERDOTADOS
A educação democrática deve levar em consideração a diversidade, contemplar as diferenças individuais e oferecer experiências de aprendizagem conforme as habilidades, interesses e potencialidades dos alunos. Portanto, alunos com superdotação merecem ter acesso a práticas educacionais que atendam às suas necessidades, Celeste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-89541318230653486642010-06-25T17:22:00.001-03:002010-06-28T17:46:50.621-03:00NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
COMO IDENTIFICAR UM SUPERDOTADO
A definição “superdotação” não tem um critério preciso para sua identificação. O teste de QI é provavelmente o meio mais utilizado para identificar um superdotado. Porém não deve ser o único meio utilizado, pois se trata de um aparelho de medição objetiva, e a inteligência é subjetiva, portanto não podendo ser medida.  Celeste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-70402799929492633102010-06-25T17:18:00.000-03:002010-06-25T17:18:20.794-03:00NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
O QUE É SUPERDOTADO?
Entende-se por superdotado ou altas habilidades pessoas com padrões de desenvolvimento superior quando comparadas a grupos de igual faixa etária e contexto social. Em conjunto com esse desempenho, em geral, apresentam algumas características especialmente definidas e observáveis, que podem ser notadas e acompanhadas em várias faixas Celeste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-56550205356289861712010-06-25T17:14:00.001-03:002010-06-28T17:43:45.566-03:00EDUCAÇÃO E SAÚDEENTREVISTA POSTO DE SAÚDERealizada no dia 25/05/2010, Porto Alegre - RS
INFORMAÇÕES GERAIS
Trata-se de um Posto de Saúde da Família (PSF), localizado na Zona Norte de Porto Alegre. Atende moradores de baixa renda. As habitações em volta são populares e os terrenos não possuem documentação. O posto atende a todos os moradores da vila e alguns moradores do bairro ao lado, porem Celeste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-18567382469600390702010-06-25T17:07:00.001-03:002010-06-28T17:44:44.602-03:00EDUCAÇÃO E SAÚDE
PROJETO
I.Titulo: Brincando com os DentesII.Escola: Instituição de Educação Infantil Mãezinha do Céu2.1Turmas envolvidas: Jardim AIII.Período de duração: seis dias – uma hora por dia.IV.Justificativa: &Celeste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-11674092454224891202010-06-25T16:45:00.001-03:002010-06-28T18:08:58.813-03:00EDUCAÇÃO E CORPOREIDADE
PLANO DE AULA - Superdotados
4o ano
I OBJETIVO1.1Geral: desenvolver nos alunos o raciocínio lógico.
1.2Específicos: Resolver problemas lógicos, como quebra-cabeças, caça-palavras, etc; de forma a aguçar a inteligência dos alunos.
Estimular a coletividade e a cooperação.
Promover a corporeidade dos alunos.
II RECURSOS
Caça palavras,
Jogos dos sete erros,
Celeste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-6264621079333562602010-06-24T23:21:00.002-03:002010-06-28T17:48:16.243-03:00observação EDUCAÇÃO E CORPOREIDADEEDUCAÇÃO E CORPOREIDADE
ENTREVISTA E OBSERVAÇÃO
Realizada em uma escola estadual, localizada na Zona Norte de Porto Alegre.
A escola atende cerca de 2000 mil alunos; a observação foi realizada em uma sala do 2º ano do ensino fundamental; Celeste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-87334253253462915252010-06-24T22:49:00.002-03:002010-06-28T17:49:39.956-03:00Observação PRATICA PEDAGÓGICA IIIPRÁTICA PEDAGÓGICA III
Observação realizada em uma Escola Estadual localizada na Zona Norte de Porto Alegre:
Acessibilidade: foram feitas modificações em toda a escola para garantir a locomoção dos portadores de necessidades educacionais Celeste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-24991896862170458022010-06-24T16:44:00.002-03:002010-06-28T17:51:33.672-03:00DEFINIÇÃO DE INCLUSÃO X INTEGRAÇÃOPRÁTICA PEDAGÓGICA III
DIVERSIDADE HUMANA
"Na convivência com os diferentes, poderemos aprender a viver com pessoas que são diferentes de nós. Diferente não Celeste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-28550088580167295562010-06-16T18:29:00.005-03:002010-06-28T17:52:25.655-03:00EDUCAÇÃO E SAÚDEFREIRE, Paulo. Pacientes Impacientes. Caderno de Educação Popular e Saúde, Ministério da Saúde, 2007, p. 32
Segundo Princípio: Desmontar visão mágica
Paulo Freire utiliza exemplos relacionados à miséria e a crença para desmistificar o que chamamos de “acomodação”, essa acomodação dá-se por conveniência, pois é muito mais fácil acreditarmos que a causa do problema é muito superiorCeleste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-72781138738800218822010-06-14T20:27:00.028-03:002010-06-28T17:56:09.275-03:00NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Fonte: Texto “A Fundamentação Filosófica” A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 fundamenta-se no reconhecimento de todas as pessoas e na universalidade – respeita igualmente a todas as pessoas – e na indivisibilidade – as pessoas têm todos os seus direitos garantidos.
Atualmente, a Declaração dos Direitos Humanos vê o sujeito como um ser Celeste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-6150718075224620542010-06-14T20:15:00.001-03:002010-06-14T20:15:29.551-03:00CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO SUL, do IPA
CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA
Semestre letivo: 2010/1
Turma PDN31
Professores responsáveis: Alessandra Quadros, Elisângelas Ribas, Nara Raquel, Rosa Ramirez, Francisco dos Santos
Alunas: Celeste Maria dos Santos, Elisângela Estivalete Barros e Rosiane da Silva Medeiros
Objetivo: articular os conhecimentos produzidos nas disciplinas abaixo Celeste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-74868073937989989092009-12-14T09:02:00.000-02:002010-06-13T21:01:54.568-03:00AO MESTREDo Mestre com carinho"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.""A humildade exprime uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguem é superior a ninguem.""A alegria não chega no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.""Mudar é difícil mas é possívelCeleste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-14056387390865537452009-12-14T06:50:00.001-02:002009-12-14T08:39:16.704-02:00VIDEOCeleste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-25881393958651886932009-12-14T06:17:00.000-02:002009-12-14T06:50:16.664-02:00HISTORIA SOCIAL DA CRIANÇA NO BRASILHISTORIA SOCIAL DA CRIANÇA NO BRASILCRIANÇAS DA ELITEQuanto mais alta fosse a classe social, mais distantes estas crianças ficavam de seus pais. A amamentação era considerada tarefa exaustiva, por isto eram contratadas amas-de-leite. Eram cuidadas por professoras particulares, aias, amas, babás, criadas, etc. Estas crianças eram programadas para manter a exclusão social, ao chegar a certa idade Celeste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-72746432532118935872009-12-10T21:40:00.000-02:002009-12-13T12:44:01.293-02:00postura do professorO PROFESSOR EM SALA DE AULAÉ necessário que o professor em sua didática na sala de aula construa em conjunto com seus educandos atitudes de cooperação e respeito entre os participantes do grupo, faz-se necessário que o professor tenha empatia para conquistar seus educandos, auto-estima e resiliência para saber resolver as dificuldades que surgirão ao longo da sua atuação.Durante este semestre Celeste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-53142372193544093922009-12-10T18:47:00.000-02:002009-12-14T11:09:11.197-02:00REFLEXÃO DE DIDÁTICA E MEDIAÇÃOINTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNOPara que a interação professor aluno aconteça nos espaços escolares faz-se necessário que seja uma aprendizagem significativa e construtivista. Trata-se de um assunto que vem sendo discutido por muitos professores (as) e doutores (as) da educação. Esta visão de educação transformadora remete refletirmos o novo papel deste professor em sala de aula que não é simplesmenteCeleste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-83410567242751405762009-12-10T17:54:00.000-02:002009-12-10T21:39:25.299-02:00DIDÁTICA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICASOLETRANDOBRINCADEIRA APRESENTADA SOBRE O TEXTO:ENSINANDO A ESCRITA O PROCESSUAL E O LÚDICOPASSARELI-lílian ghiuroSOLETRANDO : Esta brincadeira surgiu devido a dificuldade que os alunos sentem ao escrever textos, então surgiu a idéia da brincadeira, sendo uma forma de revermos nossos conhecimentos em relação a escrita, a professora pediu que as palavras fossem do nosso grau de dificuldade, nada Celeste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-64008030778587281832009-12-09T17:55:00.000-02:002009-12-10T19:35:53.838-02:00CURICULO E CULTURAENSINO POR CICLOSA escola tradicional tem uma estrutura baseada em níveis de conhecimento, ignorando o desenvovimento das crianças e dos adolescentes.Assim na tentativa de construir uma estrutura de organização escolar que dialogue e respeite as necessidades de desenvolvimento e aprendizagem das crianças e adolescentes em cada fase do seu desenvolvimento bio-psiquico e social, é necessário que asCeleste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-85754856126164300492009-11-23T22:00:00.000-02:002009-12-10T21:17:57.945-02:00informáticaCapacitação no bixo chamado computadorNosso 1° dia de aula com a professora Elisângela descobrimos que teriamos a disciplina de informática no 2° semestre, ficamos muito mas muito apreensivas pois não entendiamos naaaaddddaaaaa de informática, deixamos esta condição clarissima para a professora, para que ela não ficase assustada conosco, a professora foi extremamente compreensiva e assegurou que Celeste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-9511147177654512672009-11-23T21:27:00.000-02:002009-12-10T21:23:51.565-02:00PalavrasO valor das palavrasEste foi o assunto da nossa 1° aula com a professora Eunice Nonato.Debatemos o quanto as palavras tem significado podendo ferir, magoar, alegrar, encorajar, enfim depende do modo como as usamos o tom que falamos verificando a intencionalidade do objetivo que queremos atingir e afetar as pessoas.Devemos ter muito cuidado com as palavras ditas, pois uma vez faladas é muito Celeste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8729763272085588226.post-79556892419776593812009-11-16T22:08:00.000-02:002009-12-10T21:29:57.947-02:00Primeira postagemHoje Finalmente construimos nosso blog estamos radiantes, pois aqui será postada nossa trajetória na pdn21 onde reconstruiremos nossos saberes durante 2°semestre, pois somos professoras e descobrimos que o papel do professor é ensinar e aprender juntamente com seus educandos, estando em constante reconstrução de saberes.Nosso blog será norteado sempre na construção da identidade dos professores.Celeste Santos, Elisângela Barros e Rosiane Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/17478009384440617297noreply@blogger.com0